BAIRROS DE SALVADOR: VITÓRIA, ITAPAGIPE E GRAÇA E JIQUITAIA


O BAIRRO DA VITÓRIA
Nasceu da antiga Praça da Vila Velha,onde morou Diogo Àlvares Correa, o Caramuru.
Foi o segundo largo aberto na cidade, em 1530.
Esse trecho da Avenida Sete de Setembro, a mais comprida de Salvador,passou a chamar-se Corredor da Vitória,tendo o mesmo início no Largo do Campo Grande.
No passado era praticamente habitado por estrangeiros, formando  quase um gueto, onde os costumes da terra não eram celebrados ou cultuados.
Exportadores ingleses ocuparam toda a área no século XIX que ali possuíam até uma igreja anglicana e um cemitério ainda hoje existente descendo a Ladeira da Barra.

Próximo ao Campo Grande fica a rua Banco dos Ingleses.


                   Ponta de Humaitá,o mais belo por - do sol

 VIVER  EM  ITAPAGIPE

Muitos torcem o nariz ,mas,se o fazem é porque são muito elitistas,ou não gostam de sossego ou não conhecem nem nunca provaram esse “modus vivendi” itapagipano,tão simples e,ao mesmo tempo,tão complexo.
Apesar de ser um bairro mesclado entre gente bem arranjadinha e gente pobre,por ter sido, em tempos de antanho,um local de veraneio de gente rica,aqui se encontram belas residências,ruas acolhedoras e belas praças,mal tratadas,é verdade,mas, quem torcer o nariz causa  cobre dos governantes ,não dos moradores.
Temos boas escolas e bons hospitais,muitas clínicas,empresas como o Senai e o Sesi, mercados,farmácias,e ,uma certa segurança devido á presença da Vila Militar do Bonfim e de um quartel do Exército ,na Ponta de Humaitá.
                                 Forte do  Mont Serrat
Mas, falta lazer,não temos cinema,nem teatros,apenas casas de show lá para as bandas  Comércio.
A área da Ribeira tem muitos  restaurantes,mas,nenhum de qualidade.Casas de chá,nenhuma e nossa única biblioteca está fechada e abandonada.Livrarias são manga de colete,como se diz aqui na Bahia ,para exemplificar o que não existe.
Ponto turísticos importantes não nos faltam;a Igreja do Bonfim,na Sagrada Colina,o Forte do Mont Serrat,a Ponta de Humaitá,a Ribeira,a Igreja da Penha,e a da Boa Viagem, a
Pedra Furada,a loca da Sereia,onde se jogam presentes e ofertas para a Senhora das Águas. Também, temos uma bela praia,a praia do Bogari, uma orla gostosa que acaba na Ribeira.
Igreja do Bonfim

Itapagipe,do tupi, ita (pedra) paba(lugar)rio no lugar da pedra ou tapuigipe,águas do tapuia,referente á tribo de índios que vivia por aqui,era,há 5000 uma ilha que depois virou península e,com o tempo ,transformou-se numa fazenda de gado  da família de Garcia D’Ávila,senhor de baraço e cutelo de muitas terras em todo o estado da Bahia,da Praia do Forte a Jacobina e Chapada.

                                                 Ribeira

VISITE SALVADOR,MAIS QUE UMA CIDADE ,UM ESTADO DE ESPÍRITO!










SALVADOR TEM GRAÇA
O bairro da  Graça,em Salvador, que começou como largo em 1524,um reduto da classe média alta nos” fifties”,é um dos mais antigos de  Salvador.
Caramuru morou lá e,perto da sua casa,construiu a  capela,hoje,  Igreja da Graça,em honra a Nossa Senhora das Graças,,onde estão os  restos mortais  de sua esposa ,Catarina Paraguaçu.
Segundo a princesa índia,filha do cacique Taparica,ela teve um sonho onde uma bela senhora lhe pedia para  edificar uma igreja  .Uma pequena  ermida de barro,recoberta de palmas,foi então erguida,segundo relatos do Padre Manoel da Nóbrega,numa carta endereçada a Simão Dias,superior dos jesuítas,em Portugal.Nesta humilde construção  foi realizada  uma missa para a comitiva do primeiro governador geral, a primeira festa religiosa da Bahia.


A igreja,de pedra e cal,foi construída logo após a morte de Caramuru.
Muitos anos depois,nos tempos modernos,foi construído ,neste bairro,o primeiro estádio de futebol da Bahia,com uma boa estrutura,tribuna de honra e vestiário dos jogadores.
Segundo Cadena, em 1924,o estádio foi palco de um jogo internacional que contou com a presença do Príncipe de Savóia,herdeiro do trono italiano,do Presidente Artur Bernardes e do Governador Góes Calmon.
Neste bairro  tranquilo,mas,decadente,fica o Hospital da Beneficência Portuguesa,o Museu Rodin e as belas casas de outrora foram transformadas em espigões,sob a força do progresso.



                 Igreja  dos Órfãos de São Joaquim

                                                                       BAIRROS DA BAHIA AVENIDA JIQUITAIA


 Era só uma longa via de acesso cruzava três caminhos diferentes e precários,que no início



 da era colonial ,levava a Itapajipe, e a Ribeira. Segundo fontes históricas,um deles,passava 

pela praia de Jiquitaia ,chegando a Mont Serrat. Nome de origem tupi significando yiquitái,ou

 formiga urgente,uma formiga avermelhada e pequena,mas,muito incomodativa e que

 aparecia ali em grandes números. Já o estudioso Frederico Edelweiss ,esta palavra 

significava ,salpimenta – îukytaîa - dos portugueses: îuky:sal e taîa:

 requeimante,cáustico,um tipo de comida em forma de bola,que era passada de um a um em

 volta da tribo e alternadamente,lambida pelos convidados.Queima nos intestinos,se dizia. Eu

 fico com a versão de Edelweiss. Passo frequentemente por essa avenida,sim,pois foi

 elevada a categoria de avenida,quando venho do Comércio para minha casa ,no 

Bonfim,mas,só vejo muitas formigas humanas,que ás vezes,também,incomodam bastante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário