sexta-feira, 17 de junho de 2011

AS ADIVINHAÇÕES NO SÃO JOÃO!...


Quer saber se vai casar?Quando?Com quem?Homem velho? Novo?
As adivinhas feitas na noite de São João a (quase) tudo respondem; casamento e mortalha no céu se talha,dizia minha vó,senhora de muitos conhecimentos passados de geração a geração.
Mas, vamos ás adivinhações,que é o que interessa:
Na noite se São João, passa-se um ramo de manjericão na fogueira e atira-se ao telhado;se na manhã seguinte,o ramo ainda estiver verde,o noivo será jovem,se murcho,é velho.
A dificuldade que vejo é  que a maioria mora em prédios,inexistentes na época destas adivinhas.Como atirar e depois conferir o resultado???
Penso que esta adivinhação vem de longe, do tempo da Virgem Maria.O evangelho apócrifo de São João registra o episódio da escolha de um ancião para marido da Virgem.Doze velhos levaram para o Templo 12 bastões e o de São José cobriu-se de lírios,símbolo de vida casta.
Na véspera de São João faz-se um pirão com um tantinho de farinha e, dentro,se coloca um grão de milho;com os olhos bem fechados divide-se o pirão em três partes e se coloca uma na porta da rua,outra embaixo da cama e a terceira na porta do quintal.Se for encontrado o pedaço na porta da rua,casamento breve;se em baixo da cama,vai demorar,pode começar o enxoval bem devagarinho e,se for no quintal,esqueça casamento.Será no dia de S. Nunca,de tarde.
Tem também a da bananeira: use uma faca que nunca tenha sido usada e enterre numa bananeira; na noite seguinte aparecerá a inicial do noivo ou da noiva.
Bananeiras agora são difíceis de ser encontradas; assim, aproveite esta:
Perto da meia-noite, na  véspera ,dia 23,encha uma bacia com água e olhe para dentro;se não aparecer o rosto é morte certa,ainda este ano.É a representação do reflexo,da individualidade,do “alter ego”;ás vezes,a morte não é física,é a morte moral do indivíduo,sujeito ás convenções e esquecido de si mesmo,dos seus sonhos.
Se duas agulhas forem colocadas numa bacia com água, com uma  certa distancia uma da outra e essas agulhas se juntarem,prepare o buquê;vai sair casamento,logo,logo.Isto na noite de São João,claro!
Ou escreva o nome dos possíveis pretendentes em papeizinhos pequenos; coloque-os numa bacia com água; o nome que amanhecer aberto é o do noivo ou noiva.
Mas, há também a tradição das vozes,que herdamos de Portugal,que herdou dos romanos,que consultavam Hermes.Na noite junina encha a boca de água e fique atrás da porta;o primeiro nome que ouvir é do noivo ou noiva.
Tem aquela herdada dos celtas, usando uma moeda;pegue uma moeda de  10 centavos e atire na fogueira;na manhã seguinte,retire-a das cinzas e ofereça a um pobre;o nome dele será o nome do seu noivo.
Se quiser, na noite de São João, ponha um pouco de clara de ovo num  copo virgem,  com água; e diga:  São João ,de Deus amado
São João,de Deus,querido
Deparai-me a minha sorte
Neste copinho de vidro.

No dia seguinte, você verá uma igreja (bodas)um navio (viagem) ou um caixão(morte ou viuvez).
São inúmeras as adivinhas e presságios, oriundos dos gregos,romanos e celtas,que os  repassaram aos povos ibéricos.
Assim me contaram. Assim,repasso!
FELIZ SÃO JOÃO PARA TODOS!!!
Fontes: Barão de Studart,Câmara Cascudo,Amiano Marcelino e,é claro,a tradição oral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário