sexta-feira, 29 de outubro de 2010

OS BÚZIOS



Lindos e misteriosos os búzios sempre encantaram gerações;serviam de adereços,mas, os grandes eram usados como buzinas,tanto nos momentos sagrados ou profanos.Até serviram também de moedas chamadas jimbo,zimbo ou gimbo que ainda hoje é sinônimo de dinheiro em certas regiões.

Até nas sepulturas do período neolítico foram encontrados búzios demonstrando sua ancestralidade.

Os navegadores e pescadores trocavam saudações usando os búzios,que,também serviam para chamar o vento.Neste caso toca-se três notas distintas:tônica,quinta e oitava.

Nas feiras e mercados anunciavam a chegada do peixe fresquinho.

Seu chamado rouco e profundo congrega vizinhos,alerta sobre perigos e chegadas e aquele que não atendesse ao apelo dos búzios era considerado anti-social e reprovado por todos.

Nas religiões hindus a presença do búzio é necessária para os ritos;a çankha é uma concha marinha usada como trombeta que dá sinal para refeições e chamada para ofícios religiosos.

Dedicada ao deus Vichnu afasta os demônios e traz os deuses benéficos para o seio da comunidade.

Como os grandes búzios agora são raros,as pessoas estão preparando os chifres de bois para substituí-los;os vaqueiros os levam amarrados nas selas,quando vão campear as reses desaparecidas;o vaqueiro que primeiro a encontrar toca o “búzo” para avisar o sucesso.

Os babalaôs consultam os orixás jogando pequenos búzios numa peneira para ler a sorte, e deduzindo as respostas dos “encantados”pela posição que os búzios caem,se abertos ou fechados.

Os colares,pulseiras e demais adereços feitos com búzios agem como amuletos contra a má sorte.

Antigamente,era uso escorar as portas com grandes búzios que soavam avisando se uma fase ruim estivesse chegando.

“Homem vê criança catando conchinhas no mar”,verso de uma canção de Elis Regina,mas,hoje eles estão rareando;nas praias das grandes cidades quase não são encontrados e as menininhas de hoje, não acham mais búzios para catar.

Fontes:Cardoso de Oliveira,José Américo,Luis Chaves,Getúlio César,Hans Staden

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

AMANHECER.

Amanhecer...
Nesta Salvador de todos os credos,crenças e encantos,uma oração oriental...



Despertei obrigado por Ti ,ó meu Deus,a quem busca esse abrigo devo permanecer no santuário da Tua proteção e na Fortaleza do Teu amparo.


Ilumina o íntimo do meu ser,ó Meu Senhor com os esplendores do alvorecer da Tua Revelação,assim como iluminaste meu ser exterior com a luz matinal da Tua Graça.


(Bahá ‘ullhá)


A cada amanhecer renasce a esperança de um novo dia recém-inaugurado, todinho nosso,um espaço sagrado de 24 horas para grandes realizações.ou não!


Tudo depende de nós.
Que vocês tenham uma semana abençoada!

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

MODÉSTIA BAIANA!!!

Olha só o que recebi pela Net?Adorei e estou repassando...


Estava num passeio em Roma quando, ao visitar a Catedral de São Pedro fiquei abismado ao ver uma coluna de mármore com um telefone de ouro em cima.

Vendo um jovem padre que passava pelo local perguntei a razão daquela ostentação.

O padre então me disse que aquele telefone estava ligado a uma linha direta com o paraíso e que se eu quisesse fazer uma ligação eu teria de pagar 100 dólares.

Fiquei tentado porém declinei da oferta. Continuando a viagem pela Itália encontrei outras igrejas com o mesmo telefone de ouro na coluna de mármore. Em cada uma das ocasiões perguntei a razão da existência e a resposta era sempre a mesma:
Linha direta com o paraíso ao custo de 100 dólares a ligação.
Depois da Itália, chegando ao Brasil, fui direto para Salvador. Ao visitar a nossa gloriosa Catedral, na famosa Praça do Terreiro de Jesus, fiquei surpreso ao ver novamente a mesma cena: uma coluna de mármore com um telefone de ouro.


Sob o telefone um cartaz que dizia:
LINHA DIRETA COM O
PARAÍSO - PREÇO POR LIGAÇÃO = R$ 0,25 ( vinte e cinco centavos ).

Não me agüentei, e lasquei....

Padre, eu disse, viajei por toda a Itália e em todas as catedrais que visitei vi telefones exatamente iguais a este, mas o preço da chamada era 100 dólares. Por que aqui é somente R$ 25 centavos?
O Padre sorriu e disse. Meu amigo, você está na Bahia. Aqui a ligação é local.

O PARAÍSO É AQUI.....


Palavra do leitor:

Solange Fonseca,p/ e-mail
BOA... MUITO BOA!!! E COMO JÁ MOREI EM SALVADOR E SUBI MUITO A LADEIRA DO PELOURINHO, REAFIRMO TUDO QUE O PADRE DISSE: " É UM VERDADEIRO PARAÍSO MORAR NA BAHIA!!!"

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

10 MENTIRAS QUE OS BRASILEIROS ADORARIAM OUVIR!




1-A partir de hoje, o salário mínimo já não será tão mínimo assim; passará a valer $1800.00.



2-Acabou a criminalidade; apenas com uma penada ficou decretado que:-quem mata,morre(a não ser em legítima defesa,claro).

-quem furta tem que devolver o valor furtado e começará a freqüentar cursos de Religião e Moral e Cívica, que em má hora, sumiram dos currículos escolares.

-crimes de colarinho branco: o criminoso teria seus bens confiscados e durante dez anos vai viver com um salário mínimo(dos antigos).Se o réu for político ou membro do Judiciário,será executado em praça pública para servir de exemplo ás gerações vindouras.O Pelourinho está aqui,ás suas ordens.

-Traficantes seriam sumariamente executados e os usuários,seus sócios,responsabilizados.

-Pedófilos e estupradores teriam a arma do crime, decepada,de preferência com um facão cego.



3-Não haverá mais nenhum analfabeto no país; além de aprender a ler e escrever, aprenderia também o exercício da cidadania.



4-Os humildes teriam moradias decentes com saneamento básico e ruas sossegadas.

5-Haveria trabalho para todos, pois, cursos profissionalizantes seriam ministrados em todas as escolas.



6-Os professores, principalmente os primários teriam um salário condigno e cursos oferecidos pelo governo para se especializarem e desenvolverem um trabalho de qualidade.

7-A saúde seria igual para todos; medicina preventiva, bons hospitais,médicos competentes.Acabavam-se os planos de saúde e a ganância que os mantém.

8-Seria extinto o Congresso Nacional; cidadãos impolutos formariam o Conselho da República, com representante de todas as classes sociais. Não receberiam nada pelo serviço, pois, servir á Pátria,seria considerado honra e galardão.

9-Nenhum brasileiro seria desrespeitado ou excluído por causa de suas crenças,cor ou opção sexual.

10-Cada brasileiro receberia uma participação nos lucros da Petrobrás e da Vale, empresas patrimônio do nosso povo.

OBS:Tá rindo ,de quê?Sonhar faz bem á alma.









quarta-feira, 6 de outubro de 2010

PRECEITOS ALIMENTARES DOS TERREIROS DA BAHIA

Do jeito que foi ensinado pelas pretas velhas guardiãs da tradição oral e das crenças do candomblé.

*Para tirar ardor de pimenta, bebe-se um gole de café bem quente e sem açúcar. Quem tem ferida não come tainha;xaréu pode ser comido se tirarem todo o sangue e curarem com limão.

*Caranguejo, siri ou outro qualquer bicho cheio de pernas não pode ser comido por mulher parida ou “de lua”. Dá câncer.

*Quem come ovo cozido, não bebe cachaça; Faz congestão.

*Quem come o último bocado do prato alheio fica miserável; Não se dá nem o primeiro, nem o último bocado. Quem der,ficará insatisfeita.

*Quem come na panela terá chuva no dia do casamento.

*Não se come carne fresca em casa de defunto fresco.

*Um pedaço de cortiça ou três grãos de milho dentro da panela amolece qualquer carne.

*Comer banana mabaça faz ter filhos gêmeos.

*A pessoa engasgada deve chamar por S. Brás e comer farinha seca.

*Moça solteira não senta em cabeceira de mesa, não passa palito nem tira o último palito do paliteiro, sob pena de ficar prá titia.

*Para a comida ficar gostosa, principalmente se for peixe, o tempero deve obedecer a um ritual: a cebola, depois de cortada em rodelas bem finas, deve ficar de infusão dentro de uma vasilha tampada, junto com tomate machucado e o alho pisado e vinagre temperado com sal; meia hora é o bastante.

*Quando se faz comida de azeite tira-se sempre um pouquinho e joga-se num matinho verde para os “meninos” (Cosme e Damião).

*Comida de mulher parida é temperada com salsa, nunca com coentro; ela não deve beber leite nem comer fígado, mocotó, arraia, nada reimoso.

*Se a comida ‘ta atrasada a cozinheira deve jogar sal no chão e tudo começa a andar mais depressa. Sal no fogo faz visita indesejável ir embora logo.

*Pimenta de cheiro no chão da cozinha é briga certa dentro de casa.

*Se morre o morador de uma casa, deve-se varrer a casa de dentro prá fora; para que o rastro do defunto acompanhe sua alma e não volte pra fazer visagem.

*Se um homem comer comida pesada (mocotó, cozido. feijoada) não deve fazer sexo logo em seguida; pode ter congestão e acordar no Paraíso; embora morra no cumprimento do dever, e isso é coisa de macho.

Até mais ver...


segunda-feira, 4 de outubro de 2010

COISAS QUE UMA MULHER CASADA , NÃO DEVERIA FAZER EM 1940 ,



Nunca espere ,que seu marido tenha virtudes femininas;ele jamais será perfeito,nas tarefas do lar.

Não julgue a masculinidade do seu marido por seus dotes físicos; o fato de ser magro e pequeno(!)não o torna menos másculo.

N.T.seria o conhecido “chiquitito,pero cumplidor!?

Nunca reclame dos seus hábitos :charutos,livros,cigarros.Ele trabalhou para isso,portanto tem direitos.Mas,um cavalheiro não acenderá um charuto,sem pedir permissão á dama.

Sempre esteja em casa quando seu esposo chegar; ele pode precisar dos seus serviços.

Ouça os conselhos dele sobre suas roupas; alguns homens têm um faro muito bom para modas.

Nunca se dispa diante de seu marido; o mistério sempre foi a arma secreta das mulheres.

Alimente-o bem; o coração do homem passa pelo estômago.

Se mora no interior, não fique parada, como as vacas;Mantenha corpo e mente em forma.

Não se meta a aconselhar seu marido,nos assuntos que você é mais ignorante do que ele.

Nada substitui o amor entre um homem e uma mulher; mesmo o respeito,sem amor,não vai longe.

Viram como era dureza ser esposa no século passado ? Mas, algumas dessas regras não fariam mal se fossem seguidas ainda hoje.

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

VIDA DE RICO



Elias acordou deslumbrado naquela manhã de sábado. Ainda não tinha caído a ficha e só agora,naquele despertar exatamente às seis da matina –costume de vinte anos- ele se deu conta que estava rico.Rico era pouco,milionário.Elias era um dos ganhadores da mega-sena que vinha perseguindo com os mesmos números há exatos dez anos.O prêmio foi dividido entre dois,mas,que prêmio!

Nunca mais ficaria pobre,nem pegaria o metrô,nem pagaria contas atrasadas ou economizaria no mercado.Adeus domingos chatos em casa assistindo o Faustão ou,no início do mês ou na quinzena,um joguinho de futebol na Fonte Nova.

Já sonhava com uma mansão de muitos quartos e enorme piscina ,cuja competente corretora D. Marina estava providenciando.Os carros,dele e da mulher, D. Regina,ex-funcionária pública de terceiro escalão já estavam comprados.Para ela,um Mercedes e para ele,cujo espírito de aventura estava apenas adormecido,um land -rover,engolidor de estradas.

Não tinham filhos.

Mudaram-se logo para a nova casa,chamaram um decorador vira – mão para torná-la bastante requintada,mas, a esposa,que sempre fez todo o serviço doméstico,contratou alguns serviçais,tais como copeira,arrumadeira,cozinheira,passadeira e motorista;o dela,fardado e de bonezinho para humilhar a ex-chefe que sempre a perseguiu.

Cedo, D. Regina descobriu que lidar com essa equipe era pior que governar um país; e,cansou-se.Queria contratar uma governanta.

Posto anúncio,apareceram as candidatas.D. Regina não fazia por menos;a moça tinha que ter boa saúde e boa aparência,ser gestora e honesta,ter excelente trato e educação,além de ter iniciativa e autoridade.Em suma,tudo que deveria se exigir de um ministro – chefe da Casa Civil de um país.Em troca teria um alto salário,um apartamento mobiliado na mansão com TV digital e aparelho de som exclusivo.

Muitas foram recusadas até que apareceu a loura.Tinha todos os requisitos menos a formatura.

-Sou formada pela escola da vida ,minha senhora,em Lisboa,onde passei três anos,era a acompanhante da mãe de um conhecido banqueiro e só sai de lá devido às saudades do meu país.

D. Regina empregou-a.

Contente, informou ao marido que agora levantava às dez horas,difícil deixar aqueles autênticos lençóis egípcios e os oito travesseiros de pena de ganso;ainda mais,hoje,depois de uma noitada de rei numa “casa” onde menininhas más de famílias boas,reverenciavam fregueses abonados.

A acompanhante daquela noite onde “afogara” o ganso e se afogara nos prazeres,era demais. Dançou com ela, um tango argentino,”La Cumparsita”. Não era muito bonita,mas,que competência na cama!E que competência também para empurrar bebidas caras aos clientes fazendo a conta subir vários dígitos em poucos minutos.

Elias nem sabe como chegou em casa,mas,o fato é que chegou quase inteiro,tanto que agora estava sendo acordado pela esposa,que puxou as cortinas e abriu o janelão fazendo com que a luz do sol ferisse bravamente seus olhos.

-Anda,preguiça;a governanta acha que acordar as dez prejudica o almoço.Toma-se o breakfast e fica-se sem apetite.

Resignado, levantou-se,caiu no chuveiro e foi até a piscina tomar café.Então,apareceu a governanta.Correta no seu uniforme preto com gola e punhos de renda,cabelos presos em coque ,um riso no rosto.

Ele estremeceu; ela era muito parecida com a cocotte da véspera.Não podia ser.Seria muito azar para o sortudo que abiscoitou a mega – sena.

Ela o cumprimentou formalmente e ao se certificar de que estavam

bem servidos,retirou-se.

Cantarolando “La Cumparsita”.